sexta-feira, 27 de julho de 2007

Curiosidades da religião judaica

Hoje um amigo me peguntou porque judeus não comem alguns tipos de comida e eu vejo que essa é uma dúvida muito comum, por isso vou falar rapidinho aqui sobre isso.
Eu não sou judeu, mas minha mãe é. Ou melhor, era, pois acabou abandonando a religião quando se casou com meu pai, que era católico.

Para começar, vocês têm que entender alguns termos dentro da religião judaica.
Para os judeus, existem os alimentos casher e os alimentos não casher.
Alimentos casher são todos aqueles que podem ser ingeridos, ou seja, seriam alimentos "puros". Esses alimentos são descriminados na Torá, mas não tem uma explicação para isso.
Aqui vou separar os alimentos em categorias para um melhor entendimento de todos.

Carnes

A carne Casher é singular em todos os aspectos, desde o tipo de animais que são permitidos até a maneira como são abatidos e preparados para o consumo. Os alimentos à base de carne são cozidos, manuseados e ingeridos separadamente dos alimentos à base de laticínios. Além disso, é exigido um período de espera de seis horas após comer todos os tipos de carnes e aves antes que qualquer laticínio possa ser ingerido.
Somente os animais que ruminam e possuem cascos fendidos (os dois sinais mencionados na Torá) são Casher. Vacas, carneiros e cabras servem como exemplos. Um animal que tenha apenas um dos dois sinais não é Casher. Os judeus acreditam que as leis da Torá são exatas, pois foram projetadas pelo próprio Criador e com certeza há um motivo por que estes dois sinais foram escolhidos.

Curiosamente, a Torá enumera apenas quatro animais que ruminam ou possuem os cascos fendidos, mas não atendem a ambos os requisitos: o porco, o coelho, o camelo e a lebre. Apesar do grande progresso no conhecimento científico e da exploração dos mais remotos recantos do mundo pelo homem, nenhuma outra criatura com apenas um destes sinais foi descoberta.

Os animais permitidos são, em princípio domesticados e herbívoros, e os judeus são proibidos de comer animais selvagens e aves de rapina, para que não incorporem sua natureza feroz e violenta. A carne dos animais proibidos, de acordo com o misticismo judaico, "embota o coração" ou bloqueia sua sensibilidade aos assuntos espirituais.
No que concerne aos animais permitidos, tem-se mais uma restrição quanto a comer o sangue do animal.

"Não comereis sangue, seja de ave ou quadrúpede." (Vayicrá VII:26).

Requisitos para que a carne seja considerada Casher:

- A carne deve ser de um animal que rumina e possui cascos fendidos. Vacas, carneiros e cabras são Casher.
- As aves Casher são identificadas por uma tradição transmitida de geração para geração e é universalmente aceita. A Torá especifica as aves que são proibidas, incluindo todas as aves de rapina ou que se alimentam de carniça. Entre as aves Casher estão incluídas as espécies domésticas de frangos, patos, gansos e perus.
- O animal ou ave deve ser abatido e examinado de acordo com as normas alimentares da Torá por um Shochet, uma pessoa temente a D'us e perito altamente treinado no abate Casher.
- As porções permissíveis do animal e da ave devem ser adequadamente preparadas antes do cozimento. Todos os utensílios devem ser Casher.

Laticínios

Todos os alimentos que contém leite, ou que são dele derivados, são considerados Chalavi ou milchig. Isto inclui leite, manteiga, iogurte, quefir, coalhada e todos os queijos (variáveis segundo sua consistência) - duros, macios e cremosos. Mesmo uma pequena quantidade de laticínio em um alimento faz com que este alimento seja considerado Chalavi. Todos os derivados de leite requerem um certificado de Cashrut.
Para que sejam asseverados como Casher devem ser obedecidos os seguintes critérios:
- Devem provir de um animal Casher.
- Todos os ingredientes devem ser Casher e isentos de derivados de carne. Muitas vezes, laticínios não- Casher são produzidos com ingredientes de origem animal. Por exemplo, Os queijos duros são feitos com coagulador (liquido segregado pela quarta cavidade do estômago dos mamíferos ruminantes e utilizado para coalhar o leite); iogurte, as vezes, contem gelatina e a manteiga pode conter aditivos não- Casher.
- Devem ser processados em equipamentos Casher.
Muitos substitutos de leite, alguns tipos de cremes (isentos de leite), cereais e margarinas contem derivados de leite, assim como alguns adoçantes de baixo teor calórico. Os ingredientes de leite cujos nomes aparecem nos rótulos de muitos produtos incluem caseína (proteína existente no leite), lactose (açúcar encontrado no leite) e soro.

Os alimentos de leite e de carne não devem ser preparados, servidos ou consumidos ao mesmo tempo. Utensílios separados são usados exclusivamente para laticínios. Recomenda-se um forno separado para assar ou tostar alimentos de leite.

A Torá os proibe beber leite de animais não-casher, da mesma forma que proibiu comer sua carne, pois tudo o que é extraído de animal ou ave não-casher, é como se fosse sua própria carne.

Parve

Os alimentos que não são nem carne nem leite são chamados parve (neutros). Isto significa que eles não contêm carne nem leite, nem em seus derivados, e que não foram cozidos ou misturados com nenhum alimento de carne ou de leite.
Ovos, peixes, frutas, hortaliças, grãos, cereais e sucos naturais, massas, refrigerantes, café, chá e muitos tipos de balas e lanches são exmplos de alimentos parve.
Um item parve torna-se de laticínio ou de carne se for preparado junto com alimento de uma dessas categorias. Por exemplo: um macarrão na manteiga é considerado laticínio, perdendo seu status parve e tendo que ser servido em utensílios de leite, neste caso.
Todo o alimento parve industrializado perde sua condição de parve se processado em equipamentos usados para laticínios, ou quando são utilizados aditivos. O rótulo nestes produtos não fornecem informações sobre o processamento de fabricação, fundamental para liberar seu consumo.

Aqui não vou falar muito sobre cada alimento parve, apenas sobre os peixes.

"Podereis comer de tudo o que vive nas águas, seja nos mares ou nos rios, desde que tenha nadadeiras e escamas" (Vayicra' XI:9).

Peixe é um alimento parve, neutro. Somente peixes que têm tanto nadadeiras como escamas são Casher. O Talmud cita que todos os peixes que apresentam escamas possuem também nadadeiras, entretanto, a presença de nadadeiras não indica que possuem escamas.
A definição de nadadeiras e escamas deve ser conforme designada pela Lei judaica. Nem tudo o que é normalmente chamado de escama está de acordo com o padrão da Torá.
--------------------------------
Bom, é isso. Espero que tenham entendido um pouco sobre isso.
Quem quiser mais informações sobre a alimentação judaica, pode ler aqui.
E apesar de saber isso, eu como misturando tudo, para desespero da família da minha mãe...hauahauahaua

13 comentários:

Unknown disse...

Não pode comer pizza de filé com catupiry também?Se não puder, ainda bem que você não é judeu, né, gordinho?uhauauhau
Te adooooro

Unknown disse...

Nada de espetinho de queijo no próximo churrasco, tá? hahahaahahahahahaha

Anônimo disse...

Foi bem esclarecedor sua exlicação,obrigado

Anônimo disse...

Seu comentario foi otimo,muitoobrigado me ajudou muito!

Anônimo disse...

eu acho eles enteresantes,eles qestâo certos em alguns tipos de comidas,obrigada pela explicaçâo,acho q tenho um pouco em comum com eles rsrs..

Anônimo disse...

oi, adorei saber um pouco sobre a alimentacao dos judeus ,pois moro ha muito tempo no usa e trabalho ha 10 anos p/ judeus ,acho muito confuso tudo rsrsrsr ,gostaria de saber sobre presentes ,se eles podem receber vinho de presente ??? por favor halp me rsrsrs brigadinho .bjssssssss HONEY.

Anônimo disse...

muito interessante seu comentario
mas cuidado para não te clacificarem como um precondeituoso,pois para eles é certo como e certo pra vc comer hamburguer!!!
bayy!!

Anônimo disse...

é muito importante para nós termos conhecimento de outras culturas muito obrigado por proporcionar a nós esse conhecimento

Anônimo disse...

oi,seu comentario me ajudou bastante ,muito obrigada pela explicação!

Anônimo disse...

mano ali no final tu escreveu errado tu boto exmplos de alimentos parve

Anônimo disse...

OOii, então pato e ganso são animais proibidos. A respeito de peixes e animais marinhos, você sabe qual é permitido e qual não é?

Anônimo disse...

Só sao permitidos peixes de escamas, como a sardinha.

Anônimo disse...

Lesgal escrevi assim pq quis��

Meu PageRank