sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Teste de honra

Este é um teste para sua auto-avaliação. Responda a pergunta final com sinceridade e então poderá auto-avaliar sua moral.Trata-se de uma situação imaginária. Você deve decidir sobre uma atitude a ser tomada baseada em duas alternativas possíveis.

O caso: Você está em São Paulo, em meio aos terríveis momentos de enchentes que normalmente ocorrem na cidade nessas épocas de chuvas mais tensas. Você é um repórter fotográfico que trabalha para um grande jornal e está desesperado em meio ao caos (pessoas ilhadas, carros sendo arrastados pela correnteza) e tirando as fotos mais impactantes. A água cobre a principal via de trânsito e envolve pessoas e veículos.

De repente, em meio ao caos, você vê num jipe o Lula, o José Dirceu, o Renan Calheiros, o José Serra, e por incrível que pareça, a sua sogra e o seu cunhado. Eles lutam, desesperadamente, para não serem arrastados pela correnteza, que segue direta para um enorme buraco que a tudo engole, entre lama, lixos, pedras. E eles estão sendo arrastados inexoravelmente.

Você tem a oportunidade resgatar apenas duas pessoas. Mas tem também a oportunidade única de tirar uma fotografia jornalística, seguramente ganhadora do Prêmio Pulitzzer, que te faria famoso no mundo inteiro, ao mostrar o flagrante inédito da morte de tantas pessoas – tirando sua sogra, pessoas importantes no contexto nacional. Não dá para titubear e nem fazer as duas coisas: salvar e fotografar.

Pergunta: Baseado em seus princípios éticos e morais, na fraternidade e solidariedade humanas, que devem ser o forte das pessoas generosas, baseado também na relação de parentesco e na tristeza que pode se abater sobre sua família, responda sinceramente:

Você revelaria as fotos em preto e branco ou colorida?

Nenhum comentário: